Animais perdidos

0 comments | publicado por Rui Pereira

Quando encontrar um animal perdido na via pública, deve aproximar-se com cuidado. O animal nestas circunstancias está assustado pelo que deve sempre agir com cautela. Não gritar nem fazer gestos bruscos; tente acalma-lo e ganhar a sua confiança. Se possível, verifique se tem algum tipo de identificação visível. Se não tiver, leve-o a um veterinário para verificar se tem chip de identificação (é um processo simples que não acarreta quaisquer custos).

Se puder cuidar dele até ser encontrado o dono, fazer, antes de mais, uma consulta veterinária para ver o seu estado geral de saúde.

Informar a junta da freguesia onde o animal foi encontrado, bem como a junta de freguesia da sua residência ( Decreto-Lei n.º 313/2003, de 17 de Dezembro).

Afixar em locais públicos e visíveis apelos, com fotos, sinais particulares, local e data onde foi encontrado, contacto telefónico. Fazer também apelos nas redes sociais e nos sites especializados na procura de animais perdidos, como “encontra-me.org“, “FindMyPet“, “Pet Finder SOS” e no site da Câmara Municipal local.

Se não for possível acolhe-lo temporariamente, contactar uma associação de defesa animal local ou as autoridades policiais ou a Câmara Municipal, para efectuarem a sua recolha.

Post Comments

Deixe o seu comentário

Notas